segunda-feira, 26 de março de 2018

Lombalgia ou Dor Ciática? Entenda os motivos e a diferença entre dor lombar e dor ciática

A dor lombar ou lombalgia relaciona-se apenas ao sintoma clínico e não especifica uma doença na coluna. A lombociatalgia, conhecida como ciática ou dor do nervo ciático, é o sintoma no qual o paciente refere dor em região lombar associado a irradiação para o(s) membro(s) inferior(es).

O que é Lombalgia e Lombociatalgia?

A dor lombar ou lombalgia refere-se ao sintoma no qual o paciente apresenta dor em região lombar, aguda ou crônica (mais de 3 meses) com a sua origem em alguma estrutura da coluna vertebral lombar.
A lombociatalgia é o sintoma clínico no qual o paciente apresenta dor lombar associada a irradiação para o(s) membro(s) inferior(es), no trajeto de uma raiz nervosa ou dermátomo. Está associado em geral a compressão de uma raiz nervosa. Deve ser diferenciada clinicamente da dor pseudo-ciática, na qual o paciente tem dor até a altura do joelho e esta não representa, em geral, compressão nervosa e sim, inflamação das articulação zigo-apofisárias da coluna.

problemas de disco
Problemas de disco vertebral são causas comuns de lombalgia

Como se desenvolve ou se adquire dor lombar?

A dor lombar pode ter sua origem em qualquer estrutura que participa da formação ou do conteúdo da coluna vertebral. Ou seja, discos intervertebrais, articulaçãoes zigo-apofisárias, raízes nervosas, corpo vertebral, ligamentos e musculatura paravertebral.
Dessa forma, as causas de lombalgia são as mais diversas possíveis, sendo assim, pode ser consequente à doença degenerativa discal ou da coluna, hérnia de disco, fraturas vertebrais, doenças neoplásicas (tumores primários ou metástases), contraturas musculares entre outras.
A lombociatalgia tem suas causas semelhantes aos descritos para a dor lombar, porém associa-se a algum grau de compressão ou irritação inflamatória de uma ou mais raízes nervosas.

Comparação entre a região de dor lombar irradiada (lombociatalgia) e a vértebra provavelmente afetada.

Como o médico faz o diagnóstico?

A dor lombar é referida pelo paciente, assim como a lombociatalgia. Cabe ao médico, realizar exame clínico para avaliar as causas mais prováveis para o quadro em questão.
Em alguns casos é necessário a realização de exames complementares que analisem a coluna, tais como a radiografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética. Em situações específicas, se faz necessário a solicitação de exames complementares mais específicos. Densitometria óssea, cintilografia óssea, mielografia ou mielotomografia, entre outros exames podem ser solicitados.


nervo ciatico dor faz doer minha perna inteira?

que tal tentar procurar ciática; realmente não é um diagnóstico, é um sintoma; há realmente muitas razões por que você tem, mas a conclusão é que o nervo (isquiático) está sendo compactado, irritada, ferido, corrompido, etc por algo acontecendo em sua região lombar... você precisa obter que diagnosticado primeiro...(sua região lombar)... a dor irradiante pode ser resolvida ou diminuída aplicando uma bolsa de gelo flexível gel para sua região lombar (nenhum outro lugar) para reduzir alguns da /inflammation irritação acontecendo lá (15-20 minutos); NÃO é incomum que, quando seus sintomas radiantes parecem levantar ou resolver, você pode obter mais irritação/dor na costas baixa ou onde a lesão foi initiaited; não se assuste se isso acontecer; você precisa ver um doc @ nesta fase, você não pode daignose ou tratar esse mesmo; uma volta não é algo que você mexer com... você tem outra alternativa senão continuar a usá-lo para funcionar... boa sorte!!!! mas isso poderia ser artrite, poderia ser estenose, poderia ser uma lesão muscular, poderia ser uma hérnia, poderia ser, poderia ser, poderia ser 1,000001 milhões, mais as coisas, ou combos de coisas...obtê-lo verifiquei...

Como voce se livrar da dor cronica no joelho e dor do nervo ciatico ?

Você já tentou a massagem? Alguns dos músculos que podem referir dor sua articulação do joelho são os isquiotibiais, psoas, tensor da fáscia lata, adutores e reto da coxa. Estes músculos anexar ao seu quadril e também podem causar dor na parte inferior das costas. Você pode também ter glútea fraqueza, então tente glúteos exercícios de fortalecimento, como pontes, chutes de burro e romenos morto elevadores. Pode até haver limitações em seu tornozelo conjunta. Isso pode demorar um pouco tempo, então, ser paciente. Se a dor não existe melhor, vá a um quiroprático ou ortopedia. Espero que isso ajude.

Dor no Nervo Ciático

Tratamento para dor no nervo ciático ou dor ciática, coluna vertebral e hérnia de disco em Goiânia. Para você que apresenta sintomas provenientes da coluna lombar que estão irradiados ou espalhados. O Diagnóstico Mecânico com o Método McKenzie se baseia não em imagens, mas no comportamento da dor. Durante a avaliação, muitos pacientes apresentam claramente uma “direção de preferência”, quando movimentos repetidos ou posições mantidas são aplicados na coluna. Em outras palavras, há um movimento ou posição particular que faz a dor irradiada se deslocar em direção ao centro da coluna e ser abolida.  Esta avaliação e tratamento são feitos de uma forma única e exclusiva com o Método Mckenzie que utiliza perguntas específicas e testes de movimentos repetidos, este exame clínico é superior a exames de imagem para detectar e tratar o problema.


A MELHORA

A dor deve ser progressivamente abolida de uma direção distante (pé, perna, coxa) para próxima da coluna onde é eliminada. Este evento é conhecido como Centralização e indica bom prognóstico. Quando alcançada também devolve todos os movimentos da coluna que antes estavam restritos por dor e/ou bloqueio articular. A dor no nervo ciático vai subindo, melhorando e sendo eliminada.

A PIORA

O contrário disso é a Periferilização, a dor se espalha para mais distante da coluna (glúteo, coxa, perna, pé) e indica prognóstico ruim. A alternativa é encontrar outro movimento que centralize a dor. A dor no nervo ciático se espalha perna abaixo e isto significa que ela está piorando.

ATENÇÃO

Não deixe que a dor irradiada do nervo ciático permaneça por muito tempo. Quanto mais tempo presente, mais difícil fica de ser eliminada. Se ela não melhorar procure o mais rápido possível o nosso serviço, o seu problema das dores atual pode ser resolvido rapidamente e evitar futuras crises. Então se você sentiu dor na coxa ou na perna e a dor não está passando e acha que está com dor no nervo ciático proveniente da coluna o quanto mais cedo tratar conosco, menos prejuízo ele irá causar.

Alguns casos também podem apresentar dormência ou perda de força na perna afetada.

A DOR NO NERVO CIÁTICO TEM ORIGEM NA COLUNA VERTEBRAL NA MAIORIA DOS CASOS, COMO SABER DISSO?

1 – Se já teve dor na coluna no passado, ou tem dor na coluna atualmente junto com a dor do nervo ciático, a origem do problema é na coluna.
2 – Quando certas posições que você fica afetam para melhor ou para pior a sua dor na coluna ou na perna (deitar, sentar, ficar em pé, ficar parado, movimentar) o problema vem da coluna.
3 –  Se além da dor na perna a coluna está travada para algum lado, geralmente para frente “encurvado para andar”, ou para um dos lados “torto lateralmente”, a coluna é a causa dos sintomas.
4 – Quando a dor do nervo ciático está localizada abaixo do joelho, podendo chegar até ao pé este sintoma só pode ser da coluna.
5 – Esticar a perna dói e quando dobra a perna melhora. O nervo ciático está sendo incomodado na sua origem, na coluna vertebral.
A maioria dos casos de dor no nervo ciático tem solução com o nosso tratamento encontrando certas posições e movimentos da coluna que centralizam e eliminam a dor como nas figuras acima. Evite cirurgia de coluna para dor no nervo ciático.

segunda-feira, 19 de março de 2018

Tratamento da dor no ciático

Uma vez diagnosticada a dor, a primeira iniciativa do tratamento consiste em identificar e corrigir as causas que desencadearam a compressão do nervo. A RMA (Reconstrução Músculo-Articular) da Coluna Vertebral é um método não cirúrgico, desenvolvido pelo ITC Ver
tebral, para o tratamento da hérnia de disco bem como de outras lesões da coluna, como a própria dor no nervo ciático. O programa fisioterapêutico utiliza técnicas de Fisioterapia Manual, Mesa de Tração Eletrônica, Mesa de Descompressão Dinâmica, Estabilização Vertebral e Exercícios de Musculação ou Pilates e tem por objetivo melhorar o grau de mobilidade músculo-articular, fortalecer os músculos profundos e posturais da coluna vertebral através de exercícios terapêuticos específicos, além de diminuir a compressão no complexo disco vértebras e facetas, dando espaço para nervos e gânglios.