sexta-feira, 22 de abril de 2011

ciatico nervo

Cerca de 15% da população sofre de dores em função de problemas no nervo ciático. O nervo ciático é o principal nervo dos membros inferiores responsável pelas articulações do quadril, joelhos, tornozelos, músculos posteriores das coxas, pernas e pés.

O nervo ciático é formado por duas raízes nervosas que saem da coluna lombar e descem para os membros inferiores, fazendo parte da sua inervação sensitiva e motora. A grande dor ocorre quando há uma compressão da raiz desse nervo na espinha lombar, o que pode gerar formigamentos, ciatalgias, paralisias motoras e em casos mais graves até o déficit de força.

Um dos principais problemas do nervo ciático é a inflamação, que proporciona fortes dores que vão da parte posterior da coxa até a parte posterior da panturrilha e pode se estender até os quadris e pés. Ela pode ser desenvolvida por vários fatores como má postura, determinados tipos de infecções e tumores, problemas lombares, como hérnia de disco, e também na gravidez.

Problemas no nervo ciático podem ocorrer em pessoas de todas as idades e, por envolver principalmente as articulações, um dos métodos mais efetivos para o tratamento das afecções do nervo ciático é a fisioterapia analítica - um método de normalização articular totalmente manual que trata e previne doenças, promovendo uma melhor qualidade de vida ao paciente.

De acordo com Maria Luiza Pereira Gutierrez Biton, diretora do Instituto de Fisioterapia Analítica, para atender esse tipo de paciente, é realizado um exame radiológico minucioso nos quais são feitos testes específicos para determinar qual é a lesão articular. A partir do resultado se inicia o tratamento com técnicas suaves de posicionamento das articulações comprometidas.

— Na verdade, as técnicas convencionais vão tratar a dor sem perguntar qual é sua origem. Vão fazer tudo para aliviá-la, mas sem resolver verdadeiramente a lesão que causou o sintoma. Já a fisioterapia analítica é realmente mais eficaz que os tratamentos tradicionais porque desenvolve o ritmo biomecânico correto das articulações lesadas. Estamos tendo ótimos resultados na nossa experiência clínica — explica Maria Luiza.

5 comentários:

  1. olá amigos, muito interessante essa explicaçao de voces, ja fui em muitos medicos mas, naop obtive uma explanaçao tao boa quanto esta. na verdade, pelo o que esta sendo explicado aqui, eu me enquadro em um estagio relativamente avançado pois, quando faço certos movimentos fico em situaçao dificil, onde sinto formiamento tanto na panturrilha quanto na parte posterior da coxa, bem como uma forte irradiaçao na propria coluna lombar, onde muitas vezes nao consigo distinguir qual destes setores doi mais.. isto sem contar que, nos ultimos meses isso tem ocorrido com maior frequencia. atravez de movimentos bobos, insignificantes. se tiverem uma dica legal pra mim agradeço! meu nome é luis paulo gandolfi. email.. louisradioman2010@hotmail.com. valeu.

    ResponderExcluir