sexta-feira, 20 de abril de 2018

dicas para quem sofre com dor no ciático

Quem tem problema no nervo ciático sabe o tanto que a dor incomoda. O Bem Estar desta quarta-feira trouxe dois convidados para falar sobre o assunto. O neurocirurgião Adriano Scaff tirou dúvidas e deu dicas para quem sofre com dor na coluna. A fisioterapeuta Alessandra Arkie mostrou exercícios simples que dá para fazer em casa todos os dias para se livrar da dor.


O nervo ciático sai da coluna, passa pelo bumbum e inerva as pernas. Quando comprimido, inflama e gera dor. As causas mais comuns da dor no ciático são a hérnia de disco (quando o disco da coluna se rompe. Na maioria das vezes é um pinçamento leve e melhora em seis semanas) e síndrome do piriforme, músculo que fica no bumbum (quando se contrai, pode pinçar o nervo, causando a inflamação e dor).

A dor no ciático dura cerca de seis semanas. Quando isso não acontece, existem tratamentos com anti-inflamatório e analgésico, radiofrequência, injeção de anestésico, fisioterapia analgésica (dor crônica) e fisioterapia fortalecedora (após a dor crônica). A hérnia de disco deve ser tratada quando há sintomas.

É muito comum quem sofre de dor na coluna tomar muito medicamento sem a indicação do médico. Entretanto, eles podem mascarar um problema mais sério e piorar a dor. Se a dor persistir por mais de 3 meses, é sinal de que se tornou crônica. O excesso de anti-inflamatórios pode ainda prejudicar o estômago, o intestino, o fígado, e, principalmente, os rins.

De acordo com a fisioterapeuta, na fase aguda da dor, não devemos alongar o corpo. Se a dor for leve, tudo bem. Estabilizar os músculos da coluna ajuda a evitar dores. Os exercícios de fisioterapia soltam a musculatura, acomodam as articulações, fortalecem e estabilizam a musculatura.

segunda-feira, 16 de abril de 2018

Injeção para nervo ciático inflamado

Nos casos em que o nervo ciático inflamado é tratado sem a cirurgia, as opções podem ser o uso de compressas quentes; repouso; aplicação de frio; analgésicos; fisioterapia. O repouso é recomendado pelos médicos para os casos em que a dor é leve. A bolsa de água quente também é um remédio caseiro que pode aliviar a dor. Quando aplicada nas primeiras 48 horas, a bolsa de água quente pode combater a inflamação e a dor.
Nos casos de ciáticas agudas, o alívio imediato pode ser alcançado através do uso de medicamentos anti-inflamatórios que não sejam esteroides, como o diclofenaco e o cetoprofeno. Cortisona, como a betametasona, e relaxantes musculares, como o tiocolchicosídeo, também são eficientes para dor ciática aguda. É comum que os médicos prescrevam o uso de injeção anti-inflamatória junto de relaxantes musculares. Caso os princípios ativos não reduzirem a dor, as infiltrações de cortisona podem ser feitas pelo médico. Estes tratamentos contribuem para um alívio temporário, mas não são capazes de eliminar a causa do problema. Caso a dor ciática seja proveniente da hérnia de disco ou da estenose do canal lombar, pode haver recaídas.
A fisioterapia é bastante positiva na redução da dor nervosa, sendo considerada por muitos especialistas o melhor tratamento do nervo ciático inflamado. Praticar atividades físicas regularmente contribui para o fortalecimento dos músculos da coluna e do abdômen, corrigindo assim a postura da pessoa. Deste modo, a fisioterapia, somada à reeducação postural, são métodos que ajudam a controla a dor originária de quando o nervo ciático é comprimido.
No início do tratamento, os exercícios físicos para a coluna devem ser leves. Atividades como reforço muscular, exercícios de alongamento, caminhada leve e atividades aeróbicas de baixa intensidade também são recomendadas para o alívio da dor no nervo ciático. Lembre-se de sempre consultar o médico antes de iniciar a terapia.

Espondilolistese

A espondilolistese trata-se de uma doença degenerativa no disco, geralmente ocorrida com o deslizamento leve da vértebra para a frente, em cima da outra, causando dor. O nervo pode ser esmagado pelo osso. A sobrecarga vertebral se dá por motivos como excesso de peso, uso de sapatos com salto por períodos longos e remoção de cargas pesadas feita da maneira errada.

Dor no Nervo Ciático durante a gestação / gravidez

O nervo ciático inflamado durante a gestação fica nesta condição quando o feto cresce, levando ao aumento do útero, o que pode ocasionar esmagamento do nervo. A dor ciática na gravidez geralmente é causada pelo ganho de peso, e é diferente da dor lombar e das cãibras. A dor ciática é aguda, começando da parte inferior da coluna e descendo até as pernas. Esta dor é frequente e ocorre a partir da 12ª semana pós-concepção. A pressão exercida de forma constante sobre o nervo ciático causa dores nas costas e até mesmo fraqueza dos músculos nas pernas.

Nervo Ciático Inflamado: Tempo de duração e recuperação

O tempo da cura do nervo ciático inflamado é variável, dependendo de quão grave é a doença. Há casos de pacientes que melhoram de maneira quase completa após 2 ou 3 dias, com o desaparecimento da inflamação aguda após isto. Geralmente o tempo de recuperação leva cerca de 3 a 4 semanas, com a terapia certa para o caso. Já a recuperação pós-cirurgia leva em torno de 2 meses. Porém, o paciente espera por muito tempo antes da operação.

Osteopatia e Quiropraxia

A dor do nervo ciática pode ser curada por um quiroprático com experiência, que alinhará a coluna vertebral através da manipulação das articulações. O tratamento contribui para que o movimento da coluna seja mais amplo. Geralmente o tratamento de quiropraxia é feito em uma ou mais sessões. A osteopatia, por sua vez, é uma terapia manual que é capaz de reduzir a tensão nervosa. O nervo ciático pode ser comprimido nas regiões da coluna vertebral, pelo músculo piriforme, por ligamentos na pélvis, por trás do bíceps femoral e na fossa poplítea, localizada ao lado da cabeça da fíbula. O profissional osteopata é capaz de desbloquear as articulações, relaxando os músculos que comprimem ou esticam o nervo.

Nervo Ciático Inflamado: Massagens

Após a manipulação, algumas massagens podem ser aconselhadas imediatamente. Deste modo, a tensão dos músculos da coluna é reduzida, melhorando o fluxo do sangue.

Nervo Ciático Inflamado: Remédios Naturais

Além do repouso, outras atitudes podem ajudar no combate à inflamação do nervo ciático. Quando você for dormir, evite ficar deitado com a barriga para cima (posição supina). A posição fetal é a mais recomendada para se dormir, e pode ser feita com um travesseiro entre as pernas. Jamais coloque gelo na coluna. Dentre as curas naturais, podemos citar a aplicação de calor na área que está dolorida, pois ele contribui para uma melhor circulação sanguínea, além de reduzir o tempo que os tecidos danificados levam para cicatrizar. Você pode utilizar uma bolsa de água quente.

Nervo ciático, onde doi

Para curar o nervo ciático inflamado deve-se realizar o tratamento indicado pelo ortopedista ou pelo fisioterapeuta, com remédios, exercícios, e por vezes, fisioterapia. O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano, sendo formado por várias raízes nervosas que vem da coluna vertebral. O nervo ciático se inicia no final da coluna, passando pelos glúteos e parte posterior da coxa, e quando chega no joelho ele se divide entre nervo tibial e fibular comum, e chega até os pés. E é nesse trajeto todo que ele pode causar dor com sensação de formigamento, pontadas ou choque elétrico.
Quando existe compressão ou inflamação deste nervo, surge a dor ciática que causa sintomas como dor intensa no fundo das costas, glúteo ou pernas, dificuldade em manter a coluna ereta e dor ao andar. Nestes casos é importante procurar um médico ortopedista ou fisioterapeuta para que ele possa orientar o tratamento adequado. 

Sintomas de Nervo Ciático Inflamado
O nervo ciático inflama quando ele sofre uma compressão e pode causar sintomas na coluna, no glúteo ou na parte de trás da perna, como: 
- Dor forte numa determinada região ou que se espalha ao longo do quadril ou perna, ao longo de todo trajeto do nervo;
- Sensação de pontadas ou de choque elétrico;
- Sensação de dormência ou formigamento numa das pernas e na planta do pé;
- Fraqueza numa das pernas;
- Dificuldade para caminhar ou ficar sempre na mesma posição;
- A dor piora com repouso.
Muitas vezes estes sintomas estão associados a alterações na coluna, como hérnia de disco, espondilolistese ou mesmo artrose na coluna. Por esta razão, quando os primeiros sintomas surgem é muito importante consultar um médico ortopedista ou um fisioterapeuta, para que sejam realizados testes no consultório e sejam realizados exames de raio X da coluna para avaliar se esta possui alguma alteração que esteja comprimindo o nervo, dando origem aos sintomas. Quando a pessoa apresenta outros sintomas como sensação de fisgada, queimação, e sensação de pernas cansadas e pesadas, isto não tem relação com o nervo ciático, mas são características da síndrome dolorosa miofascial, que muitas vezes é confundida com alterações do nervo ciático.
Como saber se é dor ciática
O diagnóstico da dor ciática pode ser feito pelo médico ortopedista ou pelo fisioterapeuta com base nos sinais e sintomas apresentados. O teste que consiste em comprovar a alteração do nervo ciático pode ser feito no consultório é: ficar deitado de barriga para cima e levantar a perna esticada da maca, se houver dor ou sensação de formigamento, o teste indica compressão ciática. Se houver dor na outra perna, isso indica grave alteração da coluna, como uma hérnia de disco extrusa, por exemplo. Os exames de imagem como raio X e ressonância magnética podem ser úteis para avaliar a coluna, ajudando a identificar o que está comprimindo o nervo. Caso a coluna apresente-se saudável e sem alterações, a causa da dor ciática deve ser somente muscular ou da fáscia, e o tratamento é relativamente mais simples. Quando há suspeita de que o nervo esteja mesmo danificado, o que raramente acontece, somente em caso de acidentes graves, pode ser necessário fazer uma eletroneuromiograma, que é um exame que avalia o funcionamento do próprio nervo.

1. Remédios
Os remédios indicados para combater a dor ciática podem ser o Paracetamol, Ibuprofeno, ou os mais fortes, derivados da morfina como o Tramadol,  mas um relaxante muscular e o Diazepan também podem ser indicados pelo ortopedista. Mas uma forma mais natural de combater a dor é tomar o complexo de vitamina B, já que esta melhora a saúde dos nervos do corpo.
2. Massagem
A massagem com creme hidratante ou óleos essenciais é uma das melhores opções de tratamento caseiro para nervo ciático inflamado porque serve para aliviar a dor e melhorar a movimentação, porque relaxam os músculos das costas, pernas e glúteos, diminuindo assim a compressão do nervo, mas preferencialmente devem ser realizadas por um massagista ou fisioterapeuta e não exclui a necessidade de tratamento na clínica.
3. Exercícios 
O repouso piora a dor, assim como ficar muito tempo na mesma posição e por isso os exercícios leves são bem-vindos. Inicialmente são mais recomendados os alongamentos que podem ser feitos com a pessoa deitada de barriga para cima e abraçando as pernas, por exemplo.
Quando a dor diminuir de intensidade, após a primeira semana de fisioterapia podem ser realizados exercícios de fortalecimento muscular, como: deitar de barriga para cima, fletir os joelho e apertar uma almofada entre as pernas e para trabalhar as costas e coluna, deitar de barriga para cima, fletir os joelhos e levantar o quadril e o bumbum da maca. Estes exercícios de Pilates Clínico são excelentes opções para curar a dor ciática porque fortalecem o abdômen e a coluna. Fortalecer o abdômen é um ótimo truque para proteger a coluna. 
4. Fisioterapia
Na maioria dos casos, o tratamento da inflamação ou compressão do nervo ciático envolve a realização de sessões de fisioterapia com aparelhos que reduzem a dor e inflamação e são realizados exercícios de fortalecimento e alongamentos, e técnicas manuais para mobilizar e estirar a perna afetada, melhorando a irrigação sanguíneo do próprio nervo ciático e normalizar o tônus dos músculos do glúteo e da perna.
Além disso, é também recomendada a aplicação de calor localizado sobre a região a tratar, e a realização de alongamentos para esticar e aliviar a compressão do nervo. 
5. Alimentação
Durante uma crise do ciático deve-se preferir alimentos anti-inflamatórios como salmão, alho, cebola, linhaça, chia e gergelim. Mas também é importante reduzir o consumo de alimentos que aumentam a inflamação no corpo, que são principalmente as carnes processadas, como salsicha, linguiça e bacon
6. Tratamento alternativo
Além disso, existem outras opções que também podem completar o tratamento, que incluem a realização de sessões de Acupuntura e Reflexologia para alivio da dor e desconforto. Uma outra possibilidade é a osteopatia, que consiste em técnicas que esticam os músculos, tracionando de forma a estalar as articulações, sendo uma boa forma de tratar a escoliose, hiperlordose e a hérnia de disco que geralmente estão envolvidas na causa da dor ciática. 
7. Cirurgia na coluna
Fica reservada somente para os casos mais graves, quando há hérnia de disco que não melhora com todos os tratamentos acima citados. Nesse caso o cirurgião pode decidir retirar o disco vertebral e colar uma vértebra na outra, por exemplo.

Dor no nervo ciático? Exercício leve ajuda a fortalecer musculatura do tronco

A ciatalgia (dor ciática) acontece quando há uma compressão do nervo ciático, causando uma dor em formigamento que começa na coluna e pode se estender pela parte posterior da perna, chegando até o pé. Dois exemplos de situações de compressão do nervo são a hérnia de disco lombar e a síndrome do piriforme. No caso da hérnia, um ou mais discos que ficam entre as vértebras lombares comprimem a região do nervo próxima à coluna.

- Neste caso é importante manter o fortalecimento da musculatura do tronco, o que não deve ser realizado com exercícios pesados. O ideal para essa musculatura são exercícios com carga leve, sustentados por mais tempo e com maior número de repetições - explicou a fisioterapeuta Raquel Castanharo.

Bird dog e agachamento são indicados
Apoiado nas mãos e nos joelhos, levante uma perna e o braço do lado oposto, mantendo o abdômen contraído e não movendo a coluna (como na foto em destaque no topo do texto). A síndrome do piriforme é um problema no qual o nervo ciático é comprimido pelo músculo piriforme, que fica na região glútea.

- Medidas para relaxar o músculo piriforme são benéficas nesse caso, e manter estabilidade da pelve e do quadril, através de fortalecimento, é essencial. O agachamento e o afundo, com foco em glúteos, são exemplos de bons exercícios - ressaltou a especialista do Eu Atleta.

Manter a musculatura do tronco e do quadril fortes não deveria ser uma preocupação somente em casos de ciatalgia. Esses grupos musculares são fundamentais para a boa postura e a movimentação do corpo na prática de esportes. Seu fortalecimento previne lesões até em articulações mais distantes, como joelho e tornozelo.

- Manter um hábito de vida sedentário não previne nem ajuda nas dores causadas pelo nervo ciático. Um determinado nível de atividade física deve ser mantido por quem sofre desse problema, obedecendo as recomendações médicas e as particularidades de cada caso - encerrou Raquel.