domingo, 26 de abril de 2009

Quando é necessária a cirurgia - operação

Na maioria dos pacientes com ciática tem ótima resposta ao tratamento conservador, sem necessitar de qualquer tipo de intervenção cirúrgica. No entanto, existem algumas situações em que o procedimento é necessário:

  • Quando existir disfunção urinária ou visceral causada por compressão da medula espinhal ou suas raízes.

  • Quando existir estenose grave sintomática e refratária a tratamento conservador e seu especialista decidir que a cirurgia será o melhor tratamento.

  • Se houver alterações neurológicas progressivas como fraqueza nas pernas, por exemplo. 

  • Se os sintomas tornam-se graves e o tratamento conservador não tem efetividade para melhora na qualidade da vida.

  A cirurgia de coluna vertebral é um procedimento delicado e preferentemente deve ser feito por um especialista treinado, e certificado pela Sociedade Brasileira de Coluna e com experiência na técnica a ser utilizada. 

Existem vários tipos de procedimento que podem ser feitos. O tipo de procedimento é dependente de diversos fatores e das necessidades do paciente. O cirurgião deve levar em consideração a história médica, idade, condição física geral, ocupação entre outros fatores.

Os principais propósitos do procedimento cirúrgico são: o alívio da dor, a restauração da função dos nervos e da medula espinhal e a prevenção ou o término de movimentações anormais da coluna.

Existem vários tipos de procedimentos cirúrgicos para o tratamento da ciática. Seu especialista recomendará o melhor procedimento para o seu caso e lembre-se que a decisão final deve sempre ser sua.

        Dois dos procedimentos mais comuns são:

  • Dissectomia ou Microdissectomia: O cirurgião remove parcialmente ou totalmente o disco herniado que causa a compressão da raiz nervosa. A diferença entre esses procedimentos é que a microdissectomia é um procedimento minimamente invasivo, porém tem sua indicação mais restrita.
Laminectomia ou Laminotomia: Estes procedimentos se baseiam na retirada total ou parcial de uma parte da vértebra chamada lâmina que protege o canal espinhal e a medula e suas raízes. Estes procedimentos podem criar maior espaço para os nervos reduzindo assim a probabilidade de compressões.

14 comentários:

  1. Danilo dos santos ramos29 de agosto de 2010 às 03:26

    A quem possa interessar , venho sentindo dos os sintomas das dores e queimaçoes. e arde tambem muito e pouquissimo provavel fica muito tempo em pé , e deitado tambem nâo consigo ficar sem sentir dores agudos , nao posso espirrar,chorar,rir,dosir,etc etc.
    e uma dor na minha nadega esquerda seguindo para minha coxa esquerda ramificando para minha panturrilha aonde a dor ficar pior se eu estiver deitado , ficar sentando nao e mais possivel. meu medico me passou 1 comp de arcoxia 90 mg e 1 comp de gabaneurim 300 mg, mais nao vejo melhorar menhuma. tomei tb uma injecção de disprospan e nada ate agora estou nisso a uma semana e as dores nas aliviam. o que deve fazer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem um remédio que vc põe debaixo da língua que chama se toragesic que é ótimo! Tem um que chama paco que é ótimo também.

      Excluir
  2. Ohh meu querido,isso é muito ruin, provavelmente vc está com o Ciático irritado,comprimido por alguma causa.Procure outro médico urgente,descreva exatamente tudo que está sentindo e vá se tratar o mais rapido possível.Pois tem momentos que vc nem consegui andar de tanta dor,e pontadas q nos paralizam...
    Verdadeiramente é um encomodo muuito grande...Sou dançarina,estudante de dança,e busco tratamento para o mesmo...Espero que vc consiga! Abraço

    ResponderExcluir
  3. há alguns anos cheguei a sentir `choques` na perna esq proveniente de uma caminhada de 10 (dez) dias nas areias da praia entre porto seguro e prado. tive de parar o passeio pois não conseguia andar. Muito repouso para desinflamar não foi o suficiente. Hoje, 15 anos depois, tenho uma calcificação que vive arranhando meu ciático. Entretanto, consigo não sentir nada quando realizo exercícios de fortalecimento muscular específico para lombar, membros inferiores, mais o alongamento 3 vezes por semana. Espero que esta informação ajude.

    ResponderExcluir
  4. Oi pessoal, tenho 46 anos e há dois anos venho tratando de problemas no ciático, fiz de tudo, medicamentos, bloqueios endovenosos e localizados (na nádega esquerda, como o Danilo descreveu), e depois de um exame de eletroneuromiografia dos membros inferiores, descobri que estava perdendo força na perna esquerda, que formigava muito até no pé. A partir daí, foi piorando até o começo de junho, quando tive uma crise de "choques" na coluna e não conseguia colocar o pé no chão...fui direto pro hospital, e como já sabia do problema, meu neurologista já fez a cirurgia chamada de descompressão de nervo periférico, onde eu ganhei 15 pontos na nádega esquerda. O neuro retirou 3 nódulos pequenos (tipo um grão de bico)do músculo da nádega que estavam comprimindo o nervo ciátivo em 3 lugares. Disse ele que o nervo já estava necrosando e que eu poderia perder o movimento da perna esquerda...ainda estou de repouso, mas não formiga mais, ainda sinto dores no local e a perna ainda está fraca, mas ele disse que poderia demorar até 6 meses pra voltar ao normal...espero que tenha sido útil...qq dúvida meu cel..44-3026-7216.

    ResponderExcluir
  5. essa coisa me persegue a 5 anos choque queimaçao nao sinto meu pé esquerdo quero uma sirugia pra andar melhor acidentei de moto rompeu nervo siatico ando mancando d+++

    ResponderExcluir
  6. Venho tratando essa maldita dor no Nervo ciático ah exatos 8 meses no entanto comecei a sentir as primeiras dores ah 1 ano e 3 meses,que tem início no meio da nadega esquerda e erradia perna abaixo lado posterior, passa panturrilha e desce para o calcanhar,os dias que ele está muito atacado sinto como se tivessem me enfiando umas 1. 000 agulhas ao mesmo tempo!Não sofri nenhum acidente, não me ocorreu nada fora do normal, mesmo assim essa maldita dor e mistura de queimação com agulhadas multiplas não me deixa em paz.. Apareceu do nada, meu ortopedista me fez realizar vários tipo de exames, tipo raio x de bacia, raio x de coluna, tomografia e nada foi constatado. Então meu médico me disse que precisaria perder o máximo de peso possível estou na luta já baixei 13 kilos do meu peso e nada, estou fazendo várias lutas tbm como Muay Thai, boxe, jiujitsu e pilates, tanto para o fortalecimento dos músculos tanto para auxílio na perda de peso, tomo medicações todos os santos dias, tenho 29 anos no início pensava que isso só dava em pessoas já com idade avançada, sinceramente já fiz quase de tudo 40 seções de fisioterapia e alongamentos nesse período de 1 ano e 3 meses,bem no início das dores ia no pronto Socorro pois nenhuma medicação oral fazia efeito, tomei varia injeções de dexametazona, a quela famosa injeção vermelha e branca que além de causar muita dor ao aplicar, já me disseram que tbm faz paralisar os rins, sem contar no ganho de peso, por fazer parte do grupo de medicamentos a base de cortisol. Começo a ficar sem esperanças pois a cada dia tenho mais a impressão que essa dor vai me acompanhar para o resto da vida! Socorro!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou nesta mesma situação, tenho 57 anos, começou do nada, e já fazem oito meses.Um médico sugere cirurgia, outro sugere tratamento alternativo.Busco um terceiro pois o jogo está empatado, este acha que não é caso para cirurgia. E eu sofrendo com a dor.Os médicos que procurei são todos especialistas em doenças da coluna.Se continuar assim,com essas dores que não preciso explicar para quem está passando por isso, semana que vem optarei pela cirurgia com o neurocirurgião, especialista em doenças da coluna. Depois posto para vocês. Boa sorte a todos que convivem com a dor !

      Excluir
  7. Oi pessoal eu já estou a mais de dois meses sentindo essa dor infeliz já to mei tudo madaram eu tomar estou fazendo fisioterapia e acupuntura tomo cloreto de magnésio e todos os remédio que vcs imagina e agora está doendo meu braço e está dormentes também em uma pequena parte do braço não sei mais o que eu posso fazer tenho muito medo da cirurgia "de ficar paraplegico" me ajudem por favor tenho 4 filhos pra criar e não aguento nem andar se alguém souber de alguma coisa ou remédio que possa me ajudar tirar essa dor mande pra pelo amor de deus não tô aguentando mais preciso trabalhar meu número é esse 04186999260464 me ajudem saí dessa dor dói muito muito muito

    ResponderExcluir
  8. oi pessoal tb tenho ernia de disco que comprime meu nervo ciatico,sinto muitas dores na perna,comecou na perna esquerda e agora doi mais a direita,senti muitas dores como nunca havia sentido,estou ainda puxando de uma perna,mas estou melhor do que ja tive,iria fazer cirurgia ,mas senti que as dores estao regredindo principalmente c os alongamentos que faco todos os dias,associado c hidroterapia percebi que melhorou bastante,peco lhes aos senhores que procurem remedios naturais tais como:canela de macaco,agua e alho e cha da semente de sucupira ,pois sao menos danosos ao organismo do que os de quimicos,facam os alongamentos ao acordar e quando forem dormir,evitem ficar muito tempo sentado,fiscalize sempre sua postura,se movimente,porem sem exercicio de impacto,tais como corrida,fortaleca seu abdomen e a musculatura das costas,e tenha muita paciencia que o nervo vai se acomodar e seu corpo vai te a resposta acomodando o nervo.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Eu sofri muito pois tem 14 dias que operei tinha três ernia de disco a muitos anos como levei um tombo de costas tive escoliose sem contar com o ciático dor insuportável operei a ernie de disco e o ciático graças a Deus estou me sentindo melhor minha recuperação está ótimo fiquei enterrada três dias no CTI mais não por causa da cirurgia porquê sou alérgica a látex agora o que me mata é a fisioterapia que estou fazendo junto com aquipuntura pois fasso duas vezes por semana no dia que fasso meu Deus no outro dia choro do tanta dor nas pernas é uma dor insuportável mais fora isto estou muito bem graças a Deus eu também tinha medo da cirurgia mais mesmo assim acho que foi a melhor decisão que tomei!

    ResponderExcluir
  11. Pessoal, sei que é difícil esta dor, pois estou sendo atacada por ela... Mas tenho me tratado paliativa mente com uma mistura de argila e babosa. Faço uma meleca e coloco em cima da nádega esquerda... As pontadas vão embora, mas o dia que não coloco, voltam... Me recuso a tomar corticóides, que também são paliativos e te causam muitas outras doenças!!! O dia que argila não resolver mais, o jeito é a cirurgia.

    ResponderExcluir
  12. Meu nome e Charles tenho dores terríveis a 10 anos ,tenho uma criança especial que nasceu com 16 doenças e é unica viva no Brasil.
    por isto tive primeira crise dentro da Santa casa Santa santa cecília em s.paulo.
    Dai por diante foi só piorando,fiz vários exames
    e a medica da coluna da minha filha da AACD viu os exames e me disse que poderia operar mais avia 50% de chance de eu ficar paralitico.
    a outra opção e tornar remédio para diminuir a dor pelo resto da vida,o pitei pela segunda opção pois tenho uma filha que depende de mim para tudo.
    hoje as dores são cada vês mais forte e meus braços e perna já estão falhando e por isto tenho mudado muita coisa para me adaptar e melhorar minha vida ,estou com dificuldade de acertar o medicamento para diminuir a dor peço orientação.Obrigado

    ResponderExcluir