sábado, 4 de abril de 2009

O que causa a compressão do Nervo Ciático ?

A lesão no nervo ciátivo raramente é permanente e a paralisia representa um risco raro, já que a medula espinal termina antes da primeira vértebra lombar. Porém, um aumento na fraqueza do tronco ou perna, ou incontinência da bexiga e/ou intestinos é uma indicação de Síndrome de Cauda Eqüina, uma doença séria que requer um tratamento de emergência. 

As doenças da coluna lombar que costumam causar compressão do nervo ciático incluem: 
• Hérnia de Disco, a causa mais comum de dor no nervo ciático na coluna lombar.
• Doença Degenerativa de Disco, um processo biológico natural associado ao envelhecimento, costuma causar fraqueza ao disco, podendo ser o precursor de uma hérnia de disco.
• Estenose da Coluna Lombar, um estreitamento de uma ou mais passagens neurais, devido à degeneração do disco e/ou artrite nas facetas. O nervo ciático pode sofrer pressão como resultado dessas mudanças.
• A Espondilolistese do Istmo resulta de uma fratura por pressão, geralmente na 5ª vértebra lombar (L5). A fratura, combinada com o colapso do espaço discal, pode fazer com que a vértebra escorregue para frente em direção ao primeiro segmento da região do sacro (S1). O deslizamento pode causar um pinçamento da raiz do nervo em L5 ao sair da coluna. 

Os Tumores da Coluna e Infecções são outras doenças que podem comprimir o nervo ciático, mas são raros. 

Há outras condições que podem ocorrer, podendo parecer com uma dor do nervo ciático, mas são difíceis de diagnosticar. 

6 comentários:

  1. MAS o ortopedista dissse que procurasse urgernte um neurologista porque ? LORENA C DIAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Lorena,ele pode ter mandado vc procurar um neurologista pq a nossa cabeça é que controla todo o nosso corpo e os nervos do nosso corpo,e as vezes pode ser que por causa da nossa cabeça não nos movemos direito entendeu?

      Excluir
  2. esse problemas causa dores fortes no osso da coxa , dores no calcanhar?

    ResponderExcluir
  3. olá Rosane, sim, inclusive muito stress psíquico, como a famosa dor de dente , que muda nosso humor.resolvi com dexametasona.

    ResponderExcluir
  4. Estou com uma dorzinha chata na região lombar , quando espiro bem forte,,quando forço muito e quando giro o corpo de um lado pro outro,,,mais só sinto essa pequena dorzinha , só quando fasso essas coisas ,,, também estou sentindo a Região um pouco dolorido ,,e as vezes descendo na região da perna ,,mim tira essa dúvida ?

    ResponderExcluir
  5. Estou com uma dorzinha chata na região lombar , quando espiro bem forte,,quando forço muito e quando giro o corpo de um lado pro outro,,,mais só sinto essa pequena dorzinha , só quando fasso essas coisas ,,, também estou sentindo a Região um pouco dolorido ,,e as vezes descendo na região da perna e sinto a região um pouco dolorido dormente da região lombar até a perna ,,mim tira essa dúvida ?

    ResponderExcluir